Você já passou pelo vale? Vamos refletir!
Querido leitor,
A expressão "vale" em um ambiente espiritual, conota dificuldade, tristeza, aflição, enfermidade, coisas do tipo, até mais sérias como angústias e depressão.
Mas o salmo 23, tem um conselho que merece nossa reflexão!
Davi escreve este salmo profetizando a cerca da vida, tão frágil, insegura, passageira.
Ele se coloca como uma ovelha, onde o Senhor nosso Deus é o pastor que nos conduz nesta terra. E como ovelha, Davi confia plenamente no Senhor, onde ele está seguro que nada lhe faltará, pois a presença do pastor está com ele.
Fala de refrigerio, de justiça, de amor, vejam quantos pensamentos e sentimentos tumultuavam e afligiam a mente e o coração de Davi a aproximadamente três mil anos atrás, a ponto dele confessar que alcançava amor, justiça, e paz no seu pastor.
Essa mistura de ausencia de paz, as injustiças sociais, legais, a falta de amor e o vazio existencial eram tão fortes, que Davi diz, era como se andasse em um vale cuja sombra era de morte, imagina quanta luta passava aquele homem de Deus.
Mas a certeza de que a presença do seu pastor estava junto com ele o fazia perseverar!! Davi compara a vara e o cajado do seu pastor com o consolo e suprimento necessário para romper aquele vale. A vara aponta o ordenamento dos pensamentos e sentimentos, onde somos corrigidos por Deus, e o cajado fala da direçao, da decisão tomada segura na presença do Senhor conosco.
Depois de perseverar na prova, é chegada a vitória e os versos seguintes falam da vitória daquele que confia no seu pastor, daquele que mesmo no vale obedece e a oreintação e persevera na certeza da presença do amado e cuidadoso pastor.
Convido você leitor a meditar nessas linhas, abrindo a biblia e lendo o salmo 23, colocando sua vida nas mãos do Senhor Jesus, o único que pode te socorrer!